segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DOR NA HORA DO SEXO....

Desconforto na hora do sexo pode ser causado por infecção...
Relações sexuais nem sempre são sinônimo de prazer. Quando a mulher sente dores freqüentes durante e após a penetração, é sinal de que deve procurar um médico. Segundo especialistas, o incômodo pode estar associado a problemas de saúde ou psicológicos, ou ainda a posições sexuais menos confortáveis.
Uma pesquisa de sexualidade realizada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, que ouviu cinco mil ginecologistas, mostrou que cerca de 30% das pacientes reclamam de dores durante a relação sexual ou de falta de desejo.
De acordo com os médicos ouvidos pela reportagem, as dores, conhecidas no meio médico como dispareunia, podem ser classificadas como superficiais e profundas.
 A intensidade pode variar de um leve desconforto até uma dor aguda. Uma alergia geralmente causa ardência e é mais superficial. Se a mulher sente uma forte dor, uma das possibilidades é a presença de uma infecção profunda, no colo do útero. A análise do médico é importante para avaliar cada caso – afirma o professor de ginecologia da UERJ Paulo Gallo, especialista em reprodução humana.
Muitos casos de irritação podem estar ligados à candidíase
O ginecologista Marco Aurélio de Oliveira, chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, explica que muitas vezes o incômodo pode estar ligado à candidíase – provocada por um fungo presente na vagina que causa corrimento, irritação e coceira.
– A cândida desequilibra a flora vaginal, tornando mais fácil a contaminação por outros germes. A mulher normalmente possui o fungo no organismo, mas, quando desencadeia a crise, não se sente confortável para fazer sexo. Deve tratar antes de recomeçar a ter relações – diz Oliveira.
De acordo com os médicos, a falta de lubrificação do canal vaginal também pode desencadear a ardência.
– A camisinha lubrificada é uma boa opção para evitar um maior atrito. Algumas mulheres reclamam da posição de quatro. É normal que haja um pequeno incômodo, porque o pênis pode encostar na parede do útero. Mas, se a dor for mais forte, é possível que haja alguma lesão explica o doutor Gallo.
Os médicos destacam que o tamanho do canal vaginal é elástico e pode variar entre oito e 16 centímetros. Segundo eles, se o tamanho do pênis for mais avantajado, a relação sexual pode causar sangramento se feita de forma muito brusca.

– É importante que o casal mantenha o diálogo. Se a mulher sente dores, deve relatar isso ao companheiro e buscar ajuda médica afirma Oliveira.


Causas mais freqüentes de dor na hora da transa:

Infecções da vulva e da vagina: incluem uma simples leucorréia (corrimento vaginal) causadas por bactérias, fungos (candidíase), flagelados ou outros microorganismos, e podem ter origem alérgica.
Tumores da vulva e da vagina: os benignos (bartholinites), cistos glandulares e os malignos.
Patologias pélvicas: endometriose (o tecido do endométrio, que sai na menstruação, às vezes pode formar um nódulo no fundo da vagina), doença inflamatória pélvica (DIP), aderências pélvicas, infecções nas trompas e ovários (anexites), tumores pélvicos benignos e malignos, adenomioses (tecido do endométrio que entre no músculo), etc.
Doenças do aparelho urinário: as cistites são as mais freqüentes.
Lesões dermatológicas na região genital: piodermites, herpes genital e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), psoríase, etc.
Traumatismos na vulva ou na vagina: incluem cicatrizes de cirurgias complicadas ou seqüelas de acidente.
Alterações de trofismo dos genitais: causada pela deficiência estrogênica do climatérico, por fatores hormonais no pós-parto e durante a amamentação.
Problema de origem emocional/psicológica: vaginismo. Causa a contratura dos músculos que circundam a vagina, dificultando a penetração.
Falta de lubrificação: a menopausa pode deixar a vagina menos elástica e com diminuição na lubrificação.
O importante é saber que para todos os casos existem tratamentos com eficácia comprovada...o que não
pode é abrir mão da vida sexual por isso...e sim descobrir o que pode estar causando o desconforto....
Queridos tenham uma linda noite e uma semana maravilhosa....Bjs carinhosos...Mar....

3 comentários:

  1. Lindona...
    Super beijo em ti..saudades
    Nega

    ResponderExcluir
  2. Hummm gostei do post....ainda bem que não sofro disso, deve ser ruim pacas rsssssss
    To saudade, como vc ta? Se cuida heim? Linda semana pra ti amada..... muitos beijossss te amooooooo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha querida, as vezes, respondendo ao seu comentario,,,eu me sinto assim, meio pra baixo mesmo,,,sei lá o que é isso, como diria nosso grande mestre..."é só hoje e isso passa,,,mas obrigado por pensar em mim", espero que passe sim,,,mas é bom,,,a gente ve a vida com outros olhos...outra percepção...beijos minha linda,,,obrigado pelo seu carinho sempre...fica com Deus.

    ResponderExcluir

Compartilhe desejos...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails